Salzburg

Salzburg_0058

Salzburg, que cidade maravilhosa, com um cenário tão bucólico como esse dá para entender de onde vinha a fonte de inspiração de ninguém menos do que o eterno Amadeus Wolfgang Mozart. Foi em Salzburg, na Áustria, que o músico nasceu e passou grande parte de sua vida. Aliás, tudo na cidade remete a ele. Os chocolates, as indumentárias de época, a casa onde ele morou, o local onde ele nasceu, a estátua na praça, os festivais concorridíssimos de música clássica.

Seja bem-vindo a terra de Mozart.

Salzburg é a quarta maior cidade da Áustria ficando atrás apenas de Viena, Graz e Linz. Sua população gira em torno de 150 mil habitantes. Sua localização é nobre, às margens do rio Salzach e cercada por montanhas imponentes. Para completar, seu centro histórico é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996.

EUR_7814A casa onde Mozart nasceu, na rua principal do centro histórico, é hoje um museu.  A grande atração é o cravo onde ele compôs a maior parte dos concertos para piano. 

A Fortaleza de Hohensalzburg.

A Fortaleza de Hohensalzburg ostenta um dos maiores castelos medievais da Europa. Tem 250 metros de comprimento e 150 de largura. É um dos principais cartões-postais da cidade e pode ser vista facilmente de qualquer ponto, pois fica no topo da colina.

EUR_7847

EUR_7852Sphaera

Na Kapitel-Platz, uma praça linda, tem uma enorme bola dourada que atrai o olhar de quem passa. No topo da bola, um homem olha fixamente em direção a montanha à procura de uma mulher. Confesso que não consegui ver a mulher, mas todos juram que ela está lá numa pequena gruta. A obra se chama Sphaera e é assinada por Stephan Balkenhos, faz parte do  Kunstprojekt Salzburg 2006.

 

EUR_7836CATEDRAL DE SALZBURG

A Catedral sinaliza o centro da Cidade Velha. Já na época de Ruperto (primeiro bispo de Salzburg – é considerado o apóstolo da Bavária e da Áustria) existia ali uma igrejinha que foi ampliada lentamente até atingir o tamanho atual. Hoje é considerada a maior catedral romana dos países de língua alemã.

IMG_5166

EUR_7807Ponte dos Cadeados (Makartsteg)

Esta é uma das pontes mais românticas de Salzburgo, e foi tomada pela febre dos cadeados. Trata-se de uma moda que os casais apaixonados inventaram, onde colocam cadeados com as suas iniciais em lugares românticos, para simbolizar a eternidade do seu amor.

A partir desta ponte se tem uma das melhores vistas de Salzburg, com todo o centro antigo, a Fortaleza de Salzburg e o rio Salzach ao fundo. Por ser uma ponte para pedestres apenas, lá você pode parar para fazer fotos tranquilamente, e, com sorte, até ouvir a apresentação de um músico de rua, enquanto absorve toda a beleza do lugar.

 

EUR_7806

DCIM100GOPRO

Em Salzburg, assistimos um incrível concerto de Mozart, que fechou com chave de ouro a nossa estada por lá.

 

IMG_3026

E para completar esta incrível viagem, não podia deixar de falar das comidas, foi uma grata surpresa conhecer sabores e pratos maravilhosos.

 

IMG_5106Salzburger Nockerl

Esse doce é uma sobremesa típica da cidade de Salzburgo, na Áustria. Ela é servida quente e polvilhada com açúcar, sua receita leva basicamente açúcar, ovos e um pouco de farinha, feita no forno. Ela se parece com o nosso pudim de claras do Brasil e normalmente vem com um creme de frutas vermelhas ou creme de cranberry em baixo.

Simplesmente maravilhoso!!

É isso…espero que tenham gostado.

Anúncios