Zaanse Schans

Zaanse Schans fica situada a apenas 22km de Amsterdam (na cidade de Zaandam).

A famosa vila dos moinhos, reproduz, com construções originais, as vilas holandesas dos séculos XVIII e XIX, formando uma espécie de museu a céu aberto. O espaço, todo voltado para o turismo, conta com diversas lojinhas de souvenir, cafés, fábrica de queijos, tamancos de madeira, entre outras atrações, e é um excelente passeio para quem quer se encantar com uma paisagem tipicamente holandesa, sem gastar muitas horas de viagem.

O Passeio pela Vila dos Moinhos

Estivemos em Zaanse Schans em 28 Setembro de 2021, saímos de trem de Amsterdam e em menos de 20 minutos estávamos em Zaandam. A cidade é muito bonita, mas estávamos ansiosos para conhecer a famosa Vila dos Moinhos.

Logo na entrada da vila as casinhas verdes já se destacam pela beleza e graciosidade, elas abrigam pequenos museus temáticos e lojinhas. Vale a pena entrar em cada uma delas e descobrir as particularidades de cada uma. Algumas, em especial, chamam mais atenção, como a fábrica de queijos Catharina Hoeve, a lojinha de tamancos de madeira, onde há demonstração de como os tamancos são fabricados, e o museu do Albert Heijn, a maior rede de supermercados da Holanda, que teve a sua primeira loja (na verdade, uma pequena mercearia) em Zaanse Schans.

Além da belíssima paisagem, o que mais atrai os turistas à Zaanse Schans são os moinhos. E lá é possível visitar vários deles. No total, são 11 moinhos, sendo que 6 ficam abertos para ao público.

Nós visitamos o MOLEN DE KAT , onde por exemplo, são produzidas tintas e pigmentos.

Conhecer a Vila dos Moinhos é incrível e surpreendente, vivenciar a Vila cheia de cultura, passear pelos casinhas, pelos campos abertos e de natureza viva, com ovelhas e outros animais bem perto de você e ainda pode experimentar as riquezas da culinária local e laticínios, os famosos queijos holandeses, é uma experiência única.

Rio Zaan

Zaanse Schans, um passeio imperdível para incluir em qualquer roteiro de Amsterdã.