Helsinki – Arquitetura, Culinária e muita beleza – Dia 2

Nosso segundo dia em Helsinki começou pela Praça do Mercado, voltamos nela para apreciar a famosa Fonte Havis Amanda – que é uma estátua de nu feminino, que fica exposta em praça pública. Foi esculpida por Ville Vallgren  no ano de 1906, em Paris, e só foi levada para sua atual localização (“Praça do Mercado”) em 1908.

IMG_7252

Havis Amanda é um dos trabalhos da fase parisiense de Art Noveau de Vallgren. É feita em bronze e a fonte sobre a qual está assentada é de granito. Ilustra uma sereia que descansa fora d’água, com quatro peixes lançando água aos seus pés e cercada por quatro leões-marinhos. A sereia parece estar se despedindo de seu antigo elemento, a retratar a intenção do escultor em simbolizar o renascimento de Helsinki. A escultura possui 1,94 m, individualmente; com o pedestal atinge 5 metros. De acordo com as cartas de Vallgren, a modelo foi uma garota parisiense de 19 anos, chamada Marcelle Delquini.

IMG_7253

Aproveitamos também para visitar o Mercado Municipal, um construção antiga, muito bonita por fora e ainda mais por dentro.

IMG_7263

IMG_7269

IMG_3696

Saindo, fomos conhecer a Temppeliaukio kirkko – A incrível  Igreja da Rocha que é uma igreja luterana e que fica no meio de uma praça residencial comum. Ela foi construída dentro de um bloco maciço de granito natural, a partir do nível do solo, mas a estrutura é pouco visível do lado de fora, já que apenas a cúpula de cobre fica para fora da rocha.

IMG_7227

IMG_7204

Saindo da Igreja, pegamos um ônibus/bonde e fomos ao centro comercial de Helsinki.

Conhecemos a Stockmann, uma grande loja que é conhecida por carregar todas as marcas de luxo reconhecidas internacionalmente,  a Stockmann é conhecida como a principal loja de departamentos high-end na Finlândia.

IMG_7290

Fomos também ver a famosa escultura – Estátua dos Três Smiths  que é uma escultura de Felix Nylund, localizada na praça Tres Forjadores, no cruzamento entre Aleksanterinkatu e Mannerheimintie. Esta estátua realista, inaugurada em 1932 , retrata três ferreiros martelando em uma bigorna.

IMG_7286

E voltando ao Praça do Mercado, não podíamos deixar de ir mais uma vez a incrível Catedral de Helsinki, só que dessa vez com céu azul.

IMG_7241

IMG_7250

E pra terminar o dia o dia, nada melhor que uma boa musica, sentada em um jardim incrível, cheio de gente curtindo o clima frio do verão na Finlândia.

IMG_7316

 

E no dia seguinte, dia 09 de Junho 2018, as 11:00hs da manha, deixamos Helsinki, foi uma estada curta, mas aproveitada suficientemente para perceber que a Finlândia realmente é um pais incrível, cheio de gente interessante, arquitetura belíssima, culinária deliciosa e muita historia. Mais uma pais Escandinavo que adorei conhecer.

IMG_7330

 

IMG_7336

IMG_7339

Em breve o video no canal do Youtube.

Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s