Nosso segundo dia em Helsinki começou pela Praça do Mercado, voltamos nela para apreciar a famosa Fonte Havis Amanda – que é uma estátua de nu feminino, que fica exposta em praça pública. Foi esculpida por Ville Vallgren no ano de 1906, em Paris, e só foi levada para sua atual localização (“Praça do Mercado”) em 1908.
Havis Amanda é um dos trabalhos da fase parisiense de Art Noveau de Vallgren. É feita em bronze e a fonte sobre a qual está assentada é de granito. Ilustra uma sereia que descansa fora d’água, com quatro peixes lançando água aos seus pés e cercada por quatro leões-marinhos. A sereia parece estar se despedindo de seu antigo elemento, a retratar a intenção do escultor em simbolizar o renascimento de Helsinki. A escultura possui 1,94 m, individualmente; com o pedestal atinge 5 metros. De acordo com as cartas de Vallgren, a modelo foi uma garota parisiense de 19 anos, chamada Marcelle Delquini.
Aproveitamos também para visitar o Mercado Municipal, um construção antiga, muito bonita por fora e ainda mais por dentro.
Saindo, fomos conhecer a Temppeliaukio kirkko – A incrível Igreja da Rocha que é uma igreja luterana e que fica no meio de uma praça residencial comum. Ela foi construída dentro de um bloco maciço de granito natural, a partir do nível do solo, mas a estrutura é pouco visível do lado de fora, já que apenas a cúpula de cobre fica para fora da rocha.
Saindo da Igreja, pegamos um ônibus/bonde e fomos ao centro comercial de Helsinki.
Conhecemos a Stockmann, uma grande loja que é conhecida por carregar todas as marcas de luxo reconhecidas internacionalmente, a Stockmann é conhecida como a principal loja de departamentos high-end na Finlândia.
Fomos também ver a famosa escultura – Estátua dos Três Smiths que é uma escultura de Felix Nylund, localizada na praça Tres Forjadores, no cruzamento entre Aleksanterinkatu e Mannerheimintie. Esta estátua realista, inaugurada em 1932 , retrata três ferreiros martelando em uma bigorna.
E voltando ao Praça do Mercado, não podíamos deixar de ir mais uma vez a incrível Catedral de Helsinki, só que dessa vez com céu azul.
E pra terminar o dia o dia, nada melhor que uma boa musica, sentada em um jardim incrível, cheio de gente curtindo o clima frio do verão na Finlândia.
E no dia seguinte, dia 09 de Junho 2018, as 11:00hs da manha, deixamos Helsinki, foi uma estada curta, mas aproveitada suficientemente para perceber que a Finlândia realmente é um pais incrível, cheio de gente interessante, arquitetura belíssima, culinária deliciosa e muita historia. Mais uma pais Escandinavo que adorei conhecer.
Em breve o video no canal do Youtube.
Até a próxima.