Ainda no dia 06 de Junho embarcamos no navio Silja Line com destino a Helsinki na Finlândia. A viagem foi ótima, muito confortável e bem tranquila, o navio muito bonito e com muitas atrações para os passageiros, sem contar o lindo visual da viagem, que na saída da Suécia e chegada em Helsinki é feita inteiramente entre ilhas e montanhas que quase conseguimos encostar a mão.

Foi uma viagem de navio incrível.
Desembarcamos em Helsinki dia 07 de Junho 2018, as 10 da manha e fomos a pé direto para nosso hotel.
Nos hospedamos no Hotel Rivoli Jardim, em Uusimaa, portanto bem próximo ao porto onde desembarcamos, por isso foi tranquilo ir a pé para o hotel.
Um hotel confortável, com ótimo atendimento e muito bem localizado. Valeu a pena o custo beneficio.
Apos nossa chegada, foi só o tempo de deixar as coisas no quarto, descansar uns 15 minutinhos e sair para conhecer a cidade. Como já tinhamos um roteiro, foi fácil nos localizar e começar a conhecer Helsinki.
Começamos pelo famoso Jardim Esplanadin Puisto que fica ao lado do porto de Helsinki, portanto bem próximo do nosso hotel, e é lindo, limpo e aconchegante. Passamos por ele varias vezes e algumas vezes paramos para descansar e ver a movimentação daquele jardim que realmente é um ponto bastante movimentado de Helsinki, nele pudemos sentir toda a energia da cidade, pessoas passando, artistas de rua tocando músicas lindas, crianças brincando, shows de bandas da cidade, pessoas fazendo pique-nique… Enfim, é uma delícia!
Até que chegamos a famosa Praça do Mercado, Kauppatori, a um paço do mar Báltico, uma praça com dezenas de barracas de artesanato, frutas, verduras e muitas barracas de comidas. Um lugar muito agradável para passear, comer e curtir aquele ambiente repleto de turistas, pescadores e muitas, muitas gaivotas. É desta praça que saem os passeios de barco para conhecer as ilhas ao redor de Helsinki e os navios de cruzeiros.
Nesta praça fica também o Palácio Presidencial de Helsinki, uma bonita construção que hoje serve como residência de trabalho do Presidente da Finlândia. Tivemos a sorte de ver uma recepção oficial de algum convidado ilustre, pois aconteceu uma bonita apresentação dos guardas do Palácio.
Ainda da Praça Kauppatori, avistamos ao longe, em cima de uma montanha a maravilhosa Catedral de Uspenskin, a Catedral Ortodoxa de Helsinki.







Esta catedral neoclássica que preside sobre a Praça do Senado é uma das atrações turísticas mais populares de Helsinki.
Concluída em 1852, essa jóia de arquitetura neoclássica foi desenhada por Carl Ludvig Engel.
Esta catedral era originalmente conhecida como Igreja de São Nicolau, pois foi construída para celebrar o czar Nicolau I da Rússia. O nome foi alterado em 1917, ano da declaração finlandesa de independência.
A Catedral de Helsínquia é notável principalmente por sua cúpula de cor verde e arquitetura esplêndida.

Até aqui ja deu para perceber que Helsinki é uma cidade pequena, mas muito agradável de estar.
Paro por aqui. Em breve mais um dia em Helsinki.
Até.