Belém, capital do estado de Pará, é uma cidade portuária e a porta de entrada para a região do Baixo Amazonas do Brasil. Junto à Baía do Guajará, o bairro da Cidade Velha à beira-rio preserva a arquitetura colonial portuguesa, das igrejas e casas com azulejos coloridos a uma fortificação do século XVII conhecida como Forte do Castelo. Ver-o-Peso é um amplo mercado ao ar livre junto à água, onde se vende peixe, fruta e artesanato da Amazónia.

São muitas as atrações para visitar em Belém, cidade que também é conhecida por suas áreas verdes espalhadas por toda a cidade que possibilitam ótimas caminhadas e atividades ao ar livre.
Conheça 17 pontos da cidade que contam a história de Belém e são perfeitos para passear:
Mercado Ver-o-Peso
O ponto turístico mais famoso de Belém é um dos mercados públicos mais antigos do país e a maior feira aberta da América Latina. É um ótimo lugar para experimentar as especiarias da floresta amazônica e alguns pratos típicos do estado.

Forte do presépio
A construção marca a fundação da cidade e foi erguida para defender a entrada da Floresta Amazônica contra possíveis invasores. O Forte do Presépio está localizado no bairro da Cidade Velha e possuí uma das vistas mais icônicas de Belém, formada pelo Rio Guamá e o Mercado Ver-o-Peso.
Praça da República
Situada no coração de Belém, no bairro da Campina, a Praça da República é um ótimo local para realizar atividades ao ar livre ou fazer uma pequena caminhada. A área concentra construções e monumentos importantes como o Theatro da Paz e o Monumento à República, com aproximadamente 20 metros de altura.
Estação das Docas
O complexo turístico instalado nos galpões antigos do porto fluvial de Belém deu lugar a um dos espaços mais interessantes da cidade. A Estação das Docas é palco de eventos culturais e concentra ótimas opções de restaurantes, lanchonetes, cervejarias e sorveterias.

Museu Histórico do Estado do Pará
O MEP oferece diversos serviços, como exposições temporárias e de longa duração apresentadas nos salões nobres do casarão, onde estão mobiliárias, esculturas, quadros acadêmicos e objetos utilitários do período Art Nouveau.
Basílica de Nazaré
A terceira basílica mais antiga do Brasil marca o ponto final do famoso Círio de Nazaré, uma das maiores procissões de fé do mundo, que acontece sempre no segundo domingo de outubro.








Parque Zoobotânico
Situado no centro urbano de Belém, no bairro de Nazaré, o Parque Zoobotânico abriga o Museu Paraense Emílio Goeldi e uma mostra significativa de fauna e flora da floresta amazônica
Theatro da Paz
Ícone da arquitetura paraense, o Theatro da Paz teve sua construção inspirado no Teatro Scala, uma das mais famosas casas de ópera do mundo, em Milão, na Itália, e possuí todos seus materiais e objetos decorativos trazidos da Europa.

Museu de Arte Sacra
Primeiro Museu de Arte Sacra da Região Amazônica, o MAS está instalado no complexo da Igreja de Santo Alexandre no circuito cultural Feliz Lusitânia, no Cidade Velha. O museu abriga mais de 300 peças de arte sacra, sendo um dos acervos mais importantes do Brasil.
Palácio Antônio Lemos
O atual prédio da sede da Prefeitura Municipal de Belém foi construído entre os anos de 1868 e 1883, com finalidade de ser o Palácio Municipal e possuí um incrível acervo com mais de 200 peças de móveis e adornos do século XIX.
Complexo Ver-o-Rio
Complexo Ver-o-Rio O espaço urbano une espaços para contemplação da natureza, o Memorial dos Povos Indígenas, espaços gastronômicos e orla ao lado do Rio Guamá.
Casa das Onze Janelas
A bonita construção do século XVIII foi erguida para abrigar o hospital militar e hoje abriga o Museu de Arte Moderna e Contemporânea da cidade.

Catedral da Sé
Localizada no bairro da Cidade Velha, a Catedral da Sé possuí arquitetura em estilo neoclássico com barroco e está ao lado de outras importantes edificações da capital, como o Forte do Presépio e a Casa das Onze Janelas.
Mangal das Garças
Com quase 40 mil m², o Mangal das Garças é sem dúvidas o espaço verde mais charmoso de Belém. O complexo é formado por viveiros de pássaros, uma torre de 47 metros que proporciona uma vista impressionante da cidade e o maior borboletário público do país.

Espaço José Liberto (Pólo Joalheiro)
Composto pelo Museu de Gemas do Pará, a Oficina de Jóias e a Casa do Artesão, o Pólo Joalheiro está instalado em um antigo presídio com 250 anos de história e, hoje se tornou uma referência cultural, turística, comercial e do patrimônio arquitetônico da cidade.
Bosque Rodrigues Alves
Antiga residência dos governadores do Pará, no início do século, o Parque da Residência abriga um orquidário com espécies da Amazônia, um antigo vagão da Estrada de Ferro de Bragança e a Estação Gasômetro, um espaço com teatro, café e lojas com produtos regionais.
