Brasilia

Brasília, inaugurada como capital do Brasil em 1960, é uma cidade planeada que se distingue pela sua arquitetura branca e moderna, essencialmente concebida por Oscar Niemeyer. Disposta em forma de avião, a sua “fuselagem” é o Eixo Monumental, 2 avenidas amplas flanqueadas por um enorme parque. No “cockpit” encontra-se a Praça dos Três Poderes, cujo nome provém das 3 agências do governo que a rodeiam.

Há 25 anos, Brasília é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade. O título  é concedido pela Unesco a monumentos ou espaços que tenham valor histórico, estético, científico ou arqueológico relevante. O céu de Brasilia também merece um destaque, eu sempre digo, Brasilia é uma das poucas cidades que conheço no mundo que você consegue ver a amplitude e beleza do céu. Inclusive já existe um projeto junto ao Iphan* para proibir qualquer modificação urbana que comprometa a visão do horizonte, como construções muito altas.

*Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

Mas o que fazer em Brasilia? A concentração de cartões-postais em uma mesma avenida dá ao turista que chega a Brasília a impressão de conhecê-la em pouco tempo. Não se engane! A capital é muito mais que os monumentos do Eixo Monumental.

Se tiver apenas algumas horas para visitar a cidade, você sairá de lá com fotos que farão qualquer um acreditar que a conheceu intimamente. Em uma hora é possível circular por todo o Eixo Monumental: Congresso Nacional, Catedral, Palácio do Planalto, Museu da República e Memorial JK darão um belo álbum de fotografias.

Algumas das principais atrações turísticas da cidade: