Utrecht

Dia 05 de Outubro de 2021, partimos em mais uma bate e volta para conhecer Utrecht.

Bem pertinho de Amsterdã, esta cidade histórica impressiona por sua beleza, com um histórico medieval muito interessante, monumentos incríveis, uma linda arquitetura, muitos canais e uma atmosfera pra lá de deliciosa.

Utrecht foi uma das primeiras cidades da Holanda e sua formação vem lá do ano 47. Porém existem vestígios de ocupação humana desde a Idade da Pedra. 

Atualmente, a cidade é a quarta mais populosa dos Países Baixos e é muito famosa pela sua universidade. A Universidade de Utrecht foi fundada em 1636, é uma das mais antigas e prestigiadas do país. 

Os canais de Utrecht

Diferente de Amsterdam, os canais de Utrecht possuem as margens rebaixadas, que antigamente abrigavam depósitos, mas hoje dão lugar a lojas, restaurantes e calçadões de passeio  no nível da água. O Oudegracht é o mais antigo canal de Utrecht, ele atravessa o centro da cidade e é um dos principais pontos de diversão e entretenimento da cidade. É realmente muito agradável sentar para almoçar e desfrutar de alguns momentos a beira de um destes canais.

IGREJA DOM – DOMKERK

Igreja Dom, também chamada de St. Martin’s Cathedral, é a principal igreja de Utrecht, sendo a única no norte da Holanda de estilo gótico francês.

Essa igreja já foi a maior da Holanda, sendo construída como uma catedral. No entanto, a estrutura que vemos hoje é apenas uma parte da original.

Sua construção se iniciou em 1274 e parou em 1520. Apesar de nunca ter sido completamente finalizada por falta de recursos, em 1674 uma violenta tempestade fez com que a nave da igreja (sua parte central) desabasse, separando a igreja da sua única torre.

Essa nave nunca foi reconstruída, e a área atual entre o que ficou da igreja e sua torre virou uma praça, a Dom Square (Domplein). No chão você consegue ver as marcações da construção que desabou.

Torre Dom

A Torre Dom (Domtoren) de Utrecht é a torre mais alta dos Países Baixos. Com 112 metros de altura é um dos locais mais icônicos da cidade. 

Considerado o principal símbolo de Utrecht, a torre fazia parte da Catedral de São Martinho. Ela foi construída entre o ano de 1321 até 1382. 

É possível subir até o topo da torre e ter uma vista completa da cidade. O percurso pode ser feito de escadas (495 degraus) ou de elevador em 3 minutos. 

Infelizmente no dia que estávamos lá a torre estava fechada para as obras que estão acontecendo, mas mesmo olhando de baixo da para se ter ideia do quão grande, alta e imponente é a Domtoren.

Passeio de Barco pelos canais de Utrecht

Passeios de barco são bem populares em toda cidade com rios ou canais na Europa, e Utrecht não é diferente. Por mais de 50 anos, a empresa Rederij Schuttevaer oferece ​​passeios de barco pelos canais de Utrecht. Durante o passeio (a partir de 1 hora de duração), é possível revisitar por um novo ângulo as principais atrações do centro histórico – com informações complementares em cada ponto.

Os canais de Utrecht ficam abaixo do nível da cidade, e os estaleiros à beira da água funcionam como um segundo conjunto de ruas, como se a cidade tivesse dois andares. De um lado a outro do canal você vai encontrar bares, restaurantes e lojas de todos os tipos.

Parque Lepelenburg

O Parque Lepelenburg é uma área verde de lazer e ideal para passear nos dias de sol. No local estavam localizadas as ruínas da cidade e até hoje é possível algumas ruínas. 

Almoço a beira do Rio Vecht

Depois de caminharmos por Utrecht e nos maravilharmos com a beleza da cidade, nada melhor do que parar a beira do Rio Vecht para saborear as delicias do encantador TEDS – Teds all day Brunch Utrecht.

Foi delicioso, além da comida maravilhosa, ainda aproveitamos para caprichar nas fotos. Bom demais!!

Utrecht é uma cidade realmente encantadora, não pode faltar em nenhum roteiro pela Holanda.

Simplismente sensacional!