Bournemouth

A cidade de Bournemouth localizada no condado de Dorset,  é  uma opção de destino na Inglaterra para aqueles que querem passar uma temporada em um local sorridente e simpático e está entre os destinos de veraneio mais frequentados do país.

DSC_0437

A cidade de Bournemouth fica no litoral sul do país, é bastante turística e recebe muitos visitantes, especialmente no verão. São 11 km de orla, muitas gaivotas, areia fina e águas geladas, que dificultam o mergulho – menos para os surfistas, que parecem não se importar com os ventos gelados e as temperaturas negativas do inverno.

DSC_0358

Falando em praia e surf, uma curiosidade sobre Bournemouth: na praia de Boscombe, localizada a 4 km do centro, foi criado o primeiro recife artificial de surf da Europa (há outros na Índia e na Austrália). Um pouco distante da costa, a 250 metros mar adentro, 55 sacos gigantes de areia estão submersos, formando um paredão. O recife é artificial, mas as ondas são naturais e atraem adeptos do esporte. Aliás, quem gosta de esportes aquáticos, certamente irá se divertir com outras modalidades, como jet ski e kite surf.

DSC_0397

Na praia de Bournemouth, uma cadeira gigante na areia chama a atenção. É a maior cadeira de praia do mundo e os britânicos brincam que é a única que não tomba com os ventos fortes da região. Pela cidade de Bournemouth você verá também pequenas casinhas coloridas (beach huts), espalhadas pela orla, elas servem como uma espécie de porta-treco. Algumas delas são usadas pelos próprios donos, outras são alugadas para quem quiser guardar seus pertences. A ideia, inventada na cidade, não pegou no Brasil, mas existe em outros países, como França, Austrália e África do Sul.
DSC_0425
 
A cidade de Bournemouth é impecavelmente limpa, segura e arborizada. Parece pequena, mas tem de tudo: além de praia, pubs, baladas, teatros, cinemas, shows, museus e construções históricas, como catedrais e igrejas. A mais famosa delas é a St. Peter’s Church, localizada no centro. No interior do espaço, está o túmulo da autora da obra ‘Frankenstein’, a britânica Mary Shelley.
DSC_0215
 

Localizada a 170 km de Londres, a cidade oferece aos habitantes uma vida tranquila e relativamente pacata. Durante o dia, é comum ver crianças e idosos tomando sol nos parques e praças. Enquanto isso, os jovens e estudantes da Bournemouth University (BU) guardam as energias para a programação noturna…

Essa atmosfera “sem estresse” ganhou reconhecimento. Em 2007, a cidade de Bournemouth foi eleita a “mais feliz do Reino Unido”, depois de uma pesquisa realizada pela First Direct. Na ocasião, 82% (4 em cada 5) dos moradores se disseram felizes – número bem acima da média nacional: 66%.

DSC_0357

Anúncios