Florença

DS_0385

Cada curvinha perdida das estradas da Toscana reserva um deleite único, ora por uma igrejinha milenar esquecida, ora pela luz da tarde pincelando os campos de girassóis e vinhedos. E, quando esse cenário encantado já parece ser o suficiente, eis que surge Florença, a cidade responsável – juntamente com Roma e Veneza – pelo status de “terra de sonhos” da Itália.

Desenvolvida às margens do Rio Arno, sobre o qual ainda perseveram sensacionais pontes ancestrais, a cidade de mais de 2 mil anos teve seu auge no Renascimento. Tal momento histórico contribuiu não apenas para a beleza dos casarões, com suas cúpulas ornamentadas, mas também para que ali se reunisse, ao longo dos séculos seguintes, uma grossa fatia da melhor arte já produzida em território italiano. Estima-se que aproximadamente 40% do acervo artístico do país estão nos museus e nas ruas de Florença. Duas das galerias mais concorridas do mundo, Uffizi e Accademia, estão aqui, apresentando aos visitantes perplexos as melhores travessuras de Michelangelo, Botticelli e outros gênios.

Uma cidade que respira arte, cultura, beleza, sabores e aromas; essa é Florença! Berço do renascentismo, a cidade não poderia ser diferente. Monumentos grandiosos deixam queixos caídos: o imponente Duomo, com seus mármores verdes, brancos e rosas, impressionam. A cúpula, vista de vários ângulos da cidade, está lá para mostrar que Florença é, sem dúvida, uma das cidades mais importantes e belas da Itália. Nos famosos museus, obras que emocionam: o David, de Michelangelo, é de arrepiar, tamanha a perfeição. A Ponte Vecchio, cartão-postal da cidade, dá o clima romântico de Florença: apesar da grandiosidade da obra, as pequeninas janelas dão um ar melancólico à cidade.

Ponte Vecchio e Rio Arno em Florença

A famosa Ponte Vecchio e o Rio Arno são dois dos principais pontos turísticos de Florença. Poupada pelas bombas jogadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial a Ponte Vecchio é um dos símbolos de Florença e é um dos pontos de encontro de moradores e turistas que se encantam com sua beleza. Ao seu redor estão diversas construções que datam desde o século XVI e no seu interior tem uma quantidade enorme de lojas de joias, ouro, óculos e relógios de luxo.

Além das lojas e de toda a paisagem espetacular vários artistas de rua se apresentam todos os dias alegrando o local. Não deixe de atravessar a ponte quando estiver em Florença. À noite, o ar romântico prevalece, se tornando o passeio perfeito para casais em lua de mel. A dica é ir à Ponte Vecchio tanto de dia quanto a noite para fotografar o local, pois de dia o destaque são as construções pintadas em amarelo que refletem na água e que parecem uma pintura e a noite é o clima romântico. Tente ir para alguma região mais afastada de lá para poder tirar fotos com a ponte e o rio de fundo, que é uma paisagem linda e deixa suas fotografias ainda mais deslumbrantes.

DS_0370

DS_0431

 Catedral de Florença

Um outro ponto turístico importante em Florença e, também, uma das mais famosas igrejas do mundo é a Basílica di Santa Maria del Fiore. Conhecida como Catedral de Florença ou Duomo de Florença, esta catedral levou séculos para ser construída e há mais de 20 anos recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O prédio é simplesmente maravilhoso, cheio de detalhes e uma das mais importantes obras da arte gótica já arquitetadas. A Basílica di Santa Maria del Fiore está situada no centro histórico de Florença e seu interior é um convite para belas fotos, com destaque aos vitrais que compõem a arquitetura que são os maiores em seu gênero na Itália e remetem ao Velho e ao Novo Testamento da Bíblia. O bacana é que é possível entrar de graça na catedral e até mesmo visitar outras partes do local em um passeio imperdível.

DS_0337

DS_0465

Piazza del Duomo em Florença

A Piazza del Duomo ou Praça da Catedral, em português, é a praça na qual fica localizada a Catedral de Florença, que é uma das igrejas mais visitadas de toda a Itália. Ela fica bem no centro de Florença e tem pontos turísticos super importantes da capital da Toscana. Dentre os principais pontos de interesse junto a Piazza del Duomo que vão estar na sua lista de o que fazer em Florença estão o Campanário de Giotto, o Batistério de São João (um dos edifícios mais antigos de Florença, construído entre 1059 e 1128) e o Museo dell’Opera del Duomo (que abriga as obras da Basilica di Santa Maria del Fiore e obras do pintor Donatello). Com artistas de rua, vendedores e cafés a Piazza del Duomo é um convite a contemplação de uma das cidades mais lindas do velho continente. Após visitar a Catedral de Florença e as atrações ao redor da praça relaxe em um cafés locais tomando um gelato ou um expresso.

DS_0338

 

Anúncios