Bruxelas

CNV00004

Bruxelas, capital da Bélgica e também da União Européia está situada em um continente que sempre esteve ligado a guerras e à intolerância a diferenças, mas hoje a cidade expressa a sua pluralidade por meio de uma atmosfera de diplomacia e aceitação que serve de sede para instituições importantes, como a OTAN, e abriga a Comissão Europeia, o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu.

O coração da cidade está na Grand Place, uma das mais exuberantes praças da Europa. Ao redor dela, prédios históricos e ricos em detalhes completam o cenário de tirar fôlego.

CNV00020

CNV00010

Para destacar a sua excentricidade, o monumento mais imponente por lá é o Atomium, uma estrutura enorme em formato de átomo que representa para Bruxelas o que a Torre Eiffel é para a França.

DSC03049

Continuando nessa linha, o “mascote” da cidade é o Manneken Pis, uma estátua de garotinho que faz xixi. Presente em diversos pontos da cidade, a graça é que essa estátua é vestida de acordo com os acontecimentos do ano. Por exemplo, se for época de Copa, o Manneken Pis estará vestido com a camisa da seleção, se for Natal estará com o gorro do Papai Noel, e por aí vai. Ambas as atrações – Atomium e Manneken Pis – são também as campeãs em reproduções em souvenirs.

CNV00056

Para quem gosta de arte, a boa pedida é ir ao Musées Royaux des Beaux Arts, que compreende obras de artistas famosos como Bosh, Rubens e Magritte. Os fãs de quadrinhos também contam com museus e atrações especiais, afinal foi lá que nasceram os Smurfs e Tin Tin! Já para quem não dispensa fazer um bom turismo de garfo, a dica é caminhar pelas ruas centrais e parar em uma das muitas barraquinhas de rua para apreciar as tradicionais batatas fritas em copinho, os chocolates belgas e as cervejas locais. Inclusive, a rua Rue des Bouchers desponta como um dos principais pontos para quem quer apreciar a gastronomia local.

CNV00059

CNV00052

CNV00054

Anúncios