Roma a cidade eterna localizada às margens do Rio Tibre. Com mais de 2.700 anos de história, o epicentro do império e a capital da Itália é um pais cheio de descobertas para apreciadores da história e arquitetura com um inesgotável tesouro para amantes da cultura e da arte. Uma metrópole eletrizante de 2,8 milhões de pessoas e de trânsito caótico. Um agitadíssimo centro para boêmios, glutões, modernos e fashionistas.
Uma cidade nova construída sobre a Roma antiga, são tantas surpresas e atrações ao percorrer essa cidade que é impossível conhecê-la visitando somente uma vez. A favor dos turistas está o fato de a maioria das atrações mais procuradas se concentrar em uma área possível para exploração a pé (Coliseu, Foro Romano, Piazza Venezia, Fontana di Trevi, Pantheon).
O Vaticano
Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima, cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é a menor entidade territorial do mundo administrada por um Estado.
A Cidade do Vaticano é uma cidade-Estado que existe desde 1929. É distinta da Santa Sé, que remonta ao cristianismo primitivo sendo a principal sé episcopal de 1,5 bilhão de católicos romanos (latinos e orientais) de todo o mundo. Ordenanças da Cidade do Vaticano são publicadas em italiano; documentos oficiais da Santa Sé são emitidos principalmente em latim.
Este pequeno país é a principal atração quando se esta em Roma. Aqui podemos visitar a Piazza San Pietro, desenhada por Bernini; a Basilica di San Pietro (sede da igreja católica) com a Pietà e a cúpula de Michelangelo entre muitas outras obras de arte, a necrópole e claro, os Museus do Vaticano, com a capela Sistina, as salas de Rafael e muito mais.
Piazza del Popolo
Piazza del Popolo, ou Praça do Povo. É sem dúvida uma das mais famosas praças do mundo, ali se encontram a Igreja de Santa Maria del Popolo que abriga duas obras fantásticas de Caravaggio, as igrejas gêmeas de Santa Maria Montesanto e Santa Maria dei Miracoli, o Obelisco Flaminio (o mais antigo e a segundo maior de Roma), e as duas fontes de Valadier uma de cada lado da praça.
Fontana di Trevi
É a maior Fonte Barroca da Itália, com 26 metros de altura e 20 de largura. Começou a ser construída no ano de 1732 por Nicola Salvi quando foi encomendada pelo Papa Clemente XII e foi concluída somente 30 anos mais tarde, no ano de 1762 por Giuseppe Pannini. A Fontana di Trevi é alimentada pelo Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma.
E quando vocês estiverem aqui, não esqueçam, tem que seguir o que manda a tradição:
Vire de costas para a Fonte e jogue uma moeda com a mão direita por cima do ombro esquerdo, dizem que traz sorte e garante que você retornará a Roma.
Piazza di Spagna com Escadaria e igreja Trinità dei Monti
Outra famosa praça Romana, que é um ponto de encontro dos jovens romanos e também dos milhares de turistas que todos os dias aproveitam as escadarias de Trinità dei Monti, na Piazza para uma pausa merecida. Contemplando nada menos que a Fontana della Barcaccia de Bernini.
Bem no centro dela se encontra a Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barco projetada em 1627 pelos famosos escultores italianos Bernini.
Coliseu
Construído nos anos 70 d.C. foi utilizado para realizar combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas, etc. Esse majestoso e colossal anfiteatro romano é o principal destaque da cidade e talvez do país!
Pantheon
Templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita. Um templo romano existente e praticamente inteiro em Roma. O Pantheon é lindo tanto por fora quanto por dentro.
Arco Triunfal de Constantino
Situado entre o Coliseu e o Palatino, foi construído para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 d.C.
Fórum Romano
O Fórum Romano representava o centro nevrálgico da antiga Roma. No Fórum se desenvolvia a vida pública, cultural e econômica da época republicana e o Império. . O Fórum é, junto com o Coliseu, a maior mostra da grandeza do Império Romano que se pode ver na atualidade.
Ao finalizar o Império, o Fórum Romano ficou no esquecimento e pouco a pouco foi enterrado. Embora no século XVI já se conhecia a existência e a localização do Fórum, foi só no século XX quando foram feitas as excavações.
Como curiosidade, a área onde está o Fórum foi no início uma zona pantanosa. No século VI a.C., a área foi drenada com a Cloaca Máxima, um dos primeiros sistemas de esgoto do mundo.
Pontos interessantes
Além do grande número de templos que há no fórum (Saturno, Vênus, Rômulo, Vesta, etc.), vale a pena ficar atento aos seguintes pontos turísticos:
- Via Sacra: Era a principal rua da antiga Roma e conectava a Piazza de Campidoglio com o Coliseu.
- Arco de Tito: É um arco do triunfo que comemora a vitória de Roma sobre Jerusalém. Foi construído depois da morte do imperador Tito.
- Arco de Severo Sétimo: Arco erigido no ano 203 d.C. para comemorar o terceiro aniversário de Severo Sétimo como imperador.
- Templo de Antonino e Faustina: Construído no século II, o templo de Antonino e Faustina se destaca por ser o templo mais bem conservado do Fórum Romano.
- Basílica de Magêncio e Constantino: Embora esteja derrubada em sua maior parte, seu tamanho dá razões para pensar que foi um dos edifícios mais importantes do Fórum Romano.
- A Cúria: Neste edifício se reunia o Senado para tomar decisões administrativas e sobre o Governo de Roma.
- Coluna de Focas: Erigido em 608 d.C. em homenagem ao imperador bizantino, essa coluna de mais de 13 metros de altura é uma das poucas que permaneceu de pé depois que foi erigida.