Roma

Roma a cidade eterna localizada às margens do Rio Tibre. Com mais de 2.700 anos de história, o epicentro do império e a capital da Itália  é um pais cheio de descobertas  para apreciadores da história e arquitetura com um inesgotável tesouro para amantes da cultura e da arte. Uma metrópole eletrizante de 2,8 milhões de pessoas e de trânsito caótico. Um agitadíssimo centro para boêmios, glutões, modernos e fashionistas.

Uma cidade nova construída sobre a Roma antiga, são tantas surpresas e atrações ao percorrer essa cidade que é impossível conhecê-la visitando somente uma vez. A favor dos turistas está o fato de a maioria das atrações mais procuradas se concentrar em uma área possível para exploração a pé (Coliseu, Foro Romano, Piazza Venezia, Fontana di Trevi, Pantheon).

O Vaticano

Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano  é a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima, cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares  e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é a menor entidade territorial do mundo administrada por um Estado.

A Cidade do Vaticano é uma cidade-Estado que existe desde 1929. É distinta da Santa Sé, que remonta ao cristianismo primitivo sendo a principal sé episcopal de 1,5 bilhão de católicos romanos (latinos e orientais) de todo o mundo. Ordenanças da Cidade do Vaticano são publicadas em italiano; documentos oficiais da Santa Sé são emitidos principalmente em latim.

Este pequeno país é a principal atração quando se esta em Roma. Aqui podemos visitar a Piazza San Pietro, desenhada por Bernini; a Basilica di San Pietro (sede da igreja católica) com a Pietà e a cúpula de Michelangelo entre muitas outras obras de arte, a necrópole  e claro, os Museus do Vaticano, com a capela Sistina, as salas de Rafael e muito mais.

DSC_0058_Fotor

DC_0585

DS_0524

DSC_0098

Piazza del Popolo

Piazza del Popolo, ou Praça do Povo. É sem dúvida uma das mais famosas praças do mundo, ali se encontram a Igreja de Santa Maria del Popolo que abriga duas obras fantásticas de Caravaggio, as igrejas gêmeas de Santa Maria Montesanto e Santa Maria dei Miracoli, o Obelisco Flaminio (o mais antigo e a segundo maior de Roma), e as duas fontes de Valadier uma de cada lado da praça.

DC_0616

Fontana di Trevi

É a maior Fonte Barroca da Itália, com 26 metros de altura e 20 de largura. Começou a ser construída no ano de 1732 por Nicola Salvi quando foi encomendada pelo Papa Clemente XII e foi concluída somente 30 anos mais tarde, no ano de 1762 por Giuseppe Pannini. A Fontana di Trevi é alimentada pelo Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma.

E quando vocês estiverem aqui, não esqueçam, tem que seguir o que manda a tradição:

Vire de costas para a Fonte e jogue uma moeda com a mão direita por cima do ombro esquerdo, dizem que traz sorte e garante que você retornará a Roma.

dsc_0384.jpg

DSC_0381

Piazza di Spagna com Escadaria e igreja Trinità dei Monti

Outra famosa praça Romana, que é um ponto de encontro dos jovens romanos e também dos milhares de turistas que todos os dias aproveitam as escadarias de Trinità dei Monti, na Piazza para uma pausa merecida. Contemplando nada menos que a Fontana della Barcaccia de Bernini.

Bem no centro dela se encontra a Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barco projetada em 1627 pelos famosos escultores italianos Bernini.

DC_0653

Coliseu

Construído nos anos 70 d.C. foi utilizado para realizar combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas, etc. Esse majestoso e colossal anfiteatro romano é o principal destaque da cidade e talvez do país!

DS_0161

DSC_0480

Pantheon

Templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita. Um templo romano existente e praticamente inteiro em Roma. O Pantheon é lindo tanto por fora quanto por dentro.

Arco Triunfal de Constantino

Situado entre o Coliseu e o Palatino, foi construído para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 d.C.

DS_0167

Fórum Romano

O Fórum Romano representava o centro nevrálgico da antiga Roma. No Fórum se desenvolvia a vida pública, cultural e econômica da época republicana e o Império. . O Fórum é, junto com o Coliseu, a maior mostra da grandeza do Império Romano que se pode ver na atualidade.

Ao finalizar o Império, o Fórum Romano ficou no esquecimento e pouco a pouco foi enterrado. Embora no século XVI já se conhecia a existência e a localização do Fórum, foi só no século XX quando foram feitas as excavações.

Como curiosidade, a área onde está o Fórum foi no início uma zona pantanosa. No século VI a.C., a área foi drenada com a Cloaca Máxima, um dos primeiros sistemas de esgoto do mundo.

Pontos interessantes

Além do grande número de templos que há no fórum (Saturno, Vênus, Rômulo, Vesta, etc.), vale a pena ficar atento aos seguintes pontos turísticos:

  • Via Sacra: Era a principal rua da antiga Roma e conectava a Piazza de Campidoglio com o Coliseu.
  • Arco de Tito: É um arco do triunfo que comemora a vitória de Roma sobre Jerusalém. Foi construído depois da morte do imperador Tito.
  • Arco de Severo Sétimo: Arco erigido no ano 203 d.C. para comemorar o terceiro aniversário de Severo Sétimo como imperador.
  • Templo de Antonino e Faustina: Construído no século II, o templo de Antonino e Faustina se destaca por ser o templo mais bem conservado do Fórum Romano.
  • Basílica de Magêncio e Constantino: Embora esteja derrubada em sua maior parte, seu tamanho dá razões para pensar que foi um dos edifícios mais importantes do Fórum Romano.
  • A Cúria: Neste edifício se reunia o Senado para tomar decisões administrativas e sobre o Governo de Roma.
  • Coluna de Focas: Erigido em 608 d.C. em homenagem ao imperador bizantino, essa coluna de mais de 13 metros de altura é uma das poucas que permaneceu de pé depois que foi erigida.

DS_0230

Anúncios