Voltamos a Nova York 26 anos depois e foi incrivel!
Estivemos lá a primeira vez em 1998, passamos o Reveillon e aproveitamos muitas das maravilhas que a cidade tinha a nos oferecer, inclusive visitamos pontos importantes da cidade que hoje já não existem mais.
Mas retornar agora em 2024, foi ainda mais especial, encontramos uma cidade diferente; mais moderna, ainda mais dinâmica, modificada pelo tempo e pelo crescimento, com mais gente caminhando pelas ruas, uma maior diversidade, muitos imigrantes, mas a mesma beleza e sofisticação de sempre.
Chegamos em Nova York no dia 26 de fevereiro de 2024, estava frio, temperatura marcando 1º, seguimos para o nosso hotel no coração na cidade, estávamos bem localizados a poucos metro da Broadway e coladinhos na Times Square.
Nossa primeira parada ou melhor caminhada, foi pela 5º avenida, caminhar por ela é apreciar o agito da cidade grande e pulsante, a beleza dos gigantescos prédio, o requinte das lojas famosas e o vai e vem das pessoas.


St. Patrick Cathedral
Continuando pela 5º avenida, por entre as lojas e vitrines milionárias, encontramos a maravilhosa Catedral de St. Patrick.
Maravilhosa por fora e muito charmosa e grandiosa por dentro, a igreja aberta em 1879, foi construída com mármores brancos nas paredes, possui duas torres de 100 metros de altura e capacidade para 2000 pessoas.
A igreja realmente impressiona por seu tamanho e beleza, vale muito a pena a visita. A catedral é realmente maravilhosa.



Rockefeller Center

E muito próximo a Catedral fica o Rockefeller Center, um complexo de 19 edifícios situado no centro de Nova York, entre a Quinta e a Sexta Avenida. Seu edifício mais importante é o arranha-céu Comcast Building, construído em 1930 com 70 andares e 266 metros de altura. Embora a arquitetura do complexo seja fascinante, o Rockefeller Center se destaca por sua história e o clima que o rodeia durante todo o ano. Nos andares inferiores desses edifícios (The Concourse) e na entrada da Quinta Avenida (Channel Gardens), você encontrará algumas das lojas mais luxuosas de Nova York.O complexo, desenvolvido pelo magnata do petróleo John D. Rockefeller, foi terminado pelo seu filho em 1937. A ideia de Rockefeller era transformar a região no segundo distrito de negócios mais importante de Nova York depois de Wall Street.
Ir durante o dia ao Rockefeller Center tem os seus encantos, mas a noite o ambiente se torna ainda mais lindo e empolgante.




Empire State Building
E o que falar do Empire Staste Building, um arranha-céu de 102 andares, no centro de Manhattan, na Quinta Avenida, entre as ruas 33ª e 34ª Oeste. Ele tem uma altura do telhado de 381 metros, mas com a sua torre de antena incluída, o edifício chega a 443 m de altura. Seu nome é derivado do apelido do estado de Nova York, o Empire State. Ele manteve-se como o edifício mais alto do mundo por quase 40 anos, desde a sua conclusão, no início de 1931, até a construção da Torre Norte do complexo original do World Trade Center, no final de 1970.
O edifício é atualmente o quinto mais alto arranha-céu nos Estados Unidos e o 31º mais alto do mundo. É também a quinta estrutura autônoma mais alta na América.
O Empire State Building é um ícone cultural estadunidense. Ele foi projetado em estilo art déco e foi classificado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. O edifício e o seu interior são designados marcos da cidade de Nova York. Ele foi designado como um marco histórico nacional em 1986.










Bryant Park
E mais uma surpresa no centro de Manhattan foi o Bryant Park, famoso pela fonte Josephine Shaw Lowell (que fica totalmente congelada no inverno), o parque está localizado entre as ruas 40th e 42nd com a 6th e 7th avenues, e costuma ser muito frequentado como alternativa ao Central Park.
Não importa a estação do ano, recomendo conhecer e incluir no seu roteiro pelo menos uma passagem pelo parque.
Durante o inverno, o destaque fica por conta do rinque de patinação, que é montado no meio da praça e fica lotado de turistas e moradores, criando um dos cenários tradicionais dessa estação em Nova York. Na primavera e no verão, o centro da praça recebe um lindo gramado para piquenique, ler um livro e aproveitar tudo de melhor que o calor proporciona.

Estátua da Liberdade
Mais uma parada obrigatória em Nova York é a visita a Estátua da Liberdade.
O passeio começa no Battery Park, localizado no sul de Manhattan, um bonito parque de onde partem os barcos para a ilha onde fica a estátua.



Inaugurada em 28 de outubro de 1886, o monumento foi um presente da França para os Estados Unidos e o seu nome oficial é “A Liberdade Iluminando o Mundo”.
Construída em bronze, a estátua carrega uma tocha na mão direita e a declaração de independência dos Estados Unidos na mão esquerda.
A Estátua da Liberdade tem no total 92,9 metros de altura. São 46 metros da escultura e 46,9m da base de sustentação. Em uma primeira impressão, a estátua parece pequena, mas não é. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por exemplo tem apenas 30 metros de altura e 8 do pedestal.

Além do passeio maravilhoso de barco, os visitantes também podem desfrutar da ilha, conhecer a estátua bem de pertinho, podendo acessar o pedestal e a coroa, além de visitar o museu que descreve as dificuldades que a França e os Estados Unidos superaram quando construíram um símbolo de liberdade. O museu também aborda como a Estátua da Liberdade mudou desde a sua inauguração em 1886.




The Original Torch
“Viewed by millions as a symbol both of the nation and the Statue itself, the torch was altered many times after its 1886 dedication. Damaged beyond repair, the torch exhibited here was removed from the Statue in 1984. The flame the Statue now holds is a gilded closed copper shell lit from outside, treu to sculptor Frédéric-Auguste Bartholdi’s original design.”
Model of the Face
“This full-scale copper replica of the face of the Statue of Liberty was made using the same technique as the original.”

O Touro de Wall Street

O Touro de Wall Street ou Charging Bull — que em tradução livre para o português, significa “Touro em investida”. A escultura de bronze pesa 3,2 toneladas e fica no Bowling Green Park, localizado no distrito financeiro de Wall Street, região sul de Manhattan, Nova Iorque.



Há exatos 30 anos, o jornal “The New York Times” titulava “Wall Street acordou com um touro gigante na frente de sua porta”. Segundo o veículo norte-americano, quem tinha depositado o enorme bovino de bronze no coração do mercado financeiro mundial tinha sido “um artista do Soho”, que queria representar “a força e o poder do povo americano”. Surgiu um dos mais poderosos símbolos do mercado financeiro dos EUA: o touro de Wall Street.
O criador do touro de Wall Street foi o artista italiano Arturo Di Modica que realizou a gigantesca estátua de bronze pagando-a de seu próprio bolso. Um colosso de três toneladas e meia, fundido em seu atelier de Lower Manhattan.
Com a ajuda de amigos ele tinha transportado o enorme touro em frente à entrada da Bolsa de Valores de Nova York. Di Modica decidiu realizar a estátua após o colapso acionário de 1987, como um sinal de confiança no futuro dos Estados Unidos. Não sabia que o touro se tornaria o símbolo de Wall Street.
O nome oficial do touro de Wall Street é “Charging Bull” [Touro em investida, na tradução em inglês]. Uma metáfora do mercado acionário em alta, pois o touro ataca de baixo para cima com seus chifres. Enquanto o urso, símbolo do mercado em baixa, ataca com suas patas de cima para baixo. Uma iconografia que remonta ao século dezoito. Por isso no mercado se fala em “bull market” e “bear market”.
O touro de Wall Street imediatamente se tornou o queridinho dos traders da NYSE. Assim como dos turistas, que criaram a tradição de tirar fotos apontando para os órgãos genitais do bovino de bronze. Quem gostou menos foi a polícia de Nova York, que interveio para removê-lo, pois atrapalhava o tráfego e não tinha autorização.
Depositado por alguns dias em um armazém no Queens, reapareceu em 20 de dezembro do mesmo ano, não muito longe de Wall Street, no Bowling green park, graças a um acordo com as autoridades novaiorquinas.
Desde então, ele permaneceu por lá e se tornou um dos destinos mais visitados pelos turistas, tendo suas fotos entre as mais compartilhadas nas redes sociais.

NYSE

A sigla NYSE vem de New York Stock Exchange, e significa literalmente Bolsa de Valores de Nova York. Como vimos, ela é considerada o maior centro financeiro do mundo, no qual estão listadas gigantes como Coca-Cola, Disney, Walmart, Johnson & Johnson, Berkshire Hathaway, Alibaba, entre outras.

No dia 7 de março de 2017, na véspera do Dia Internacional da Mulher, foi instalada em frente ao touro de Wall Street uma estátua de uma menina em pose de desafio. A escultura, chamada de “Fearless Girl” [Menina destemida, na tradução em inglês], foi criada por Kristen Visbal e encomendada pelo grupo financeiro State Street Global Advisors (SSGA) para salientar a desigualdade de gênero no mercado financeiro.
O complexo do World Trade Center
The Oculus
O belíssimo The Oculus, obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, é um dos maiores símbolos da revitalização do novo World Trade Center em Nova York.
Originalmente a construção é uma estação de trens para New Jersey (PATH), mas como tudo em Manhattan é grandioso, o complexo também abriga o Westfield World Trade Center, shopping aberto em 2016, com diversas lojas e restaurantes.
Vela muito a pena a visita, o lugar é lindo, amplo, moderno e muito sofisticado.



9/11 Memorial Plaza
No mesmo lugar das fundações das antigas torres do World Trade Center em Nova York, foi construído o 9/11 Memorial Plaza, em homenagem às vítimas dos atos de terrorismo.
O espaço é livre para todos os visitantes, com duas “piscinas” de queda d’água infinita e um memorial com os nomes, gravados em placas de bronze, de todos as pessoas que perderam suas vidas em 11.09.2001.







One World Trade Center
O One World Trade Center (1WTC) é o edifício principal do novo World Trade Center, criado para substituir o que foi destruído nos atentados terroristas de setembro de 2011. Com 541 metros, é o edifício mais alto de Nova York.
A construção começou em 27 de abril de 2006, quase 5 anos depois da destruição das Torres Gêmeas. A título de curiosidade, a primeira pedra foi colocada quase 2 anos antes, em 4 de julho de 2004, no dia da Independência Americana. Durante os primeiros anos foi conhecida como a Torre da Liberdade (Freedom Tower).
Com 541 metros de altura, é atualmente o sexto edifício mais alto do mundo, sendo o primeiro fora do continente asiático. O terraço do edifício está a 417 metros de altura, exatamente igual à altura da torre 1 do World Trade Center original.


Brooklin Bridge
A Ponte do Brooklyn é considerada uma das pontes mais antigas de suspensão dos EUA. Foi inaugurada em 1883. A construção demorou 14 anos e naquela época custou a “bagatela” de USD 18 milhões. A ponte tem quase 2 KM e cruza o rio East, ligando Manhattan ao Brooklyn.
Atravessar a ponte a pé é muito legal, com vistas lindas e um ambiente muito agradavel, mas é mais legal no sentido do Brooklyn para Manhattan, assim você pode apreciar a vista para linha do horizonte, com os prédios e a Estatua da Liberdade. Outra coisa legal é ir no final da tarde para ver o sol se pondo em Manhattan. Prepare-se para tirar muitas fotos! Outra coisa bacana é reparar nas estruturas com vários cadeados que os turistas deixam por lá.





The Vessel
Inaugurado em 2019, o the Vessel é formado por um conjunto de escadas conectadas por plataformas e que formam um excelente mirante em pleno Hudson Yards.
Desde sua inauguração em 2019, este edifício futurista feito de aço se converteu num dos principais atrativos de Hudson Yards, o grande plano de desenvolvimento urbanístico do oeste de Manhattan. Encontra-se no final do High Line Elevated Park e foi desenhado pelo arquiteto inglês Thomas Heatherwick.
O The Vessel, como seu nome indica, tem forma de vaso. Trata-se de um conjunto de escadas de aço na cor cobre e painéis que refletem toda a paisagem ao redor da estrutura. No total, o The Vessel é formado por 2.500 degraus.
Com 45 metros de altura, o The Vessel não oferece as melhores vistas da cidade se comparado com outros arranha-céus de Nova York que servem de mirante, como o Empire State e o Rockefeller Center. Ainda assim, consideramos que este é um lugar excelente para contemplar os edifícios de Hudson Yards. Além disso, sua forma é única e não foi preciso muito tempo para que o The Vessel se convertesse num dos edifícios mais icônicos da Big Apple.




Central Park
O Central Park é o maior parque urbano de Nova York e um dos maiores do mundo. Mede mais de 4 quilômetros de comprimento e 800 metros de largura.
Nos 340 hectares que o Central Park ocupa podemos encontrar pradarias, lagos artificiais, cascatas e áreas que parecem um autêntico bosque. Dentro do próprio parque também se encontra o Zoo do Central Park e outras atrações.
Além de ser o principal pulmão de Manhattan, esse parque é um dos lugares preferidos dos nova-iorquinos para passear, tomar sol ou praticar esporte.






Times Square

E não podia faltar a famosa Times Square. Um dos principais pontos de Nova York, sempre estava no nosso caminho, fomos muitas vezes lá e em cada passada nos surpreendíamos com novos olhares sobre aquele espaço tão incrível e surpreendente.
Um dos destinos mais famosos do mundo e visitados em Nova York, é o local onde possui a maior concentração da indústria do entretenimento no mundo, além de grandes lojas de famosas marcas internacionais.
Está localizada no coração de Manhattan, entre a Broadway com a 7ª Avenida e entre as ruas West 42 e West 47, formando o cruzamento mais famoso de NY. A maior intersecção comercial de Nova York, é também conhecida como “Encruzilhada do Mundo.”
Localizada no que chamamos de “Theatre District” (Distrito dos Teatros) no bairro de Midtown West. A praça se chamava Long Square até 1904, quando o New York Times construiu uma torre de 25 andares no local. Sua inauguração na véspera do Ano Novo foi marcada por um show pirotécnico, o qual virou uma tradição até hoje.
Atualmente, uma imensa bola de cristal desce do edifício a meia-noite para saudar o ano novo e milhões de pessoas se reúnem pela região. Quase que não anoitece nos arredores da Times Square, por conta da intensidade dos painéis luminosos que cercam a área.


Broadway
E para os amantes de musicais esse é, obviamente, o lugar ideal. Na área da Times Square você encontra cerca de 40 teatros onde os musicais da Broadway são apresentados todas as noites. Não apenas os grandes clássicos, como The Lion King e Chicago, mas também as produções mais recentes.
Nós optamos por assistir Harry Potter and the cursed Child e MJ The Musical, ambos maravilhosos.





E foi isso… 7 (sete) dias maravilhosos em New York!
Nova York 1998

Nova York é uma das cidades mais famosas do mundo, uma das cidades mais visitadas por pessoas do mundo inteiro, com a maior quantidade de atrações turísticas, além de ser uma excelente opção para se fazer compras nos Estados Unidos.
A capital do mundo, a mais rica e influente cidade do planeta, a cidade mais populosa dos Estados Unidos, onde se ouve mais de 800 idiomas diferentes e a cidade que nunca dorme.
E ao caminhar por suas ruas e avenidas, constata-se o inevitável:
Nova York é única! É Fantástica!
São tantas coisas diferentes para ver e fazer em Nova York, tanta coisa interessante para visitar, que é mais do que natural que um marinheiro de primeira viagem fique em dúvida por onde começar sua programação.
Portanto seguem algumas dicas, apesar de que como minha primeira vez em Nova York foi em 1999, ainda tive a oportunidade de conhecer o World Trade Center, que infelizmente hoje não existe mais, mas como lembrança quase que inesquecível, faço questão de mencionar aqui.


Vamos lá:
Central Park – Ir a Nova York, pede um passeio no Central Park independente da época do ano em que você viaje. É o parque mais famoso do mundo e fica no coração da cidade! É como um sopro de ar fresco e um encontro com a natureza em meio a uma das cidades mais movimentadas do mundo. O parque é enorme e pode render horas de caminhadas; entre os lugares que você não deve perder durante a visita podemos citar O Great Lawn, onde há barquinhos para alugar e passear no lago, o Conservatory Garden, que fica incrível na primavera; o Strawberry Fields, onde foi feita uma homenagem a John Lennon, e a área do Sheep Meadows, ideal para tomar um sol e fazer um pique-nique.



Estátua da Liberdade e Ellis Island – Maior símbolo dos Estados Unidos, a Estátua da Liberdade é uma representação de liberdade e esperança aos milhares de imigrantes que chegaram à América almejando uma melhora de vida. A estátua de 93 metros de altura fica na baía de Nova York, em Liberty Island, e pode ser conhecida em um passeio de barco que parte do Battery Park.
O passeio que leva à estátua também vai à Ellis Island, uma ilha vizinha que hoje abriga um museu dedicado à história da imigração no país e ao processo de chegada dos imigrantes. A visita é interessante para quem gosta de história e oferece uma vista linda para Manhattan.

Times Square – o Encontro da Broadway com a Sétima Avenida, mais conhecido como Times Square, é um dos pontos mais conhecidos de Nova York e um lugar imperdível a se visitar ao menos uma vez durante a viagem. Claro que você já deve ter visto a Time Square em alguma foto, filme ou seriado; mas a sensação de estar no lugar é incrível! São tantos letreiros iluminados, tanta gente, tanta informação e ver isso tudo ao vivo é ainda mais impressionante. Visite-a durante o dia ou durante a noite, que mesmo sem a luz solar acaba parecendo o dia tamanha a iluminação dos letreiros, o importante é incluir no roteiro um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.



Empire State Building ou Top of the Rock – A quantidade de edifícios em Manhattan é extraordinária e outro programa clássico quando na cidade é admirar a paisagem de um ponto panorâmico. Para isso, inclua no roteiro uma visita a um dos dois principais observatórios de Nova York, o Empire State ou o Top of the Rock, que fica no GE Building, edifício do Rockefeller Center.


O local mais popular é o emblemático Empire State, que aparece no filme de Hong Kong e que chama atenção por sua arquitetura, mas eu diria que a vista do Top of the Rock é mais bonita porque dele é possível ver o Central Park e o próprio Empire State. A escolha é pessoal e a vista de ambos os observatórios é sensacional.
Quinta Avenida – a Quinta Avenida, ou Fifth Avenue, é uma das vias mais importantes da ilha de Manhattan e certamente um local que você acabará passando vez ou outra ao caminhar pela cidade. Ela divide Manhattan em leste e oeste e tem edifícios comerciais, museus, casarões antigos e muitas lojas de grifes luxuosas. É um ótimo local para fazer compras porque nela você encontrará desde lojas populares às mais requintadas!

Broadway – Os espetáculos da Broadway são outro programa característico de Nova York e uma ótima alternativa para quem gosta de eventos culturais. A quantidade de espetáculos em cartaz é enorme e entre os mais tradicionais estão O Fantasma da Ópera, O Rei Leão, Wicked e Mamma Mia! A produção e cenário dos espetáculos é encantadora e, para quem gosta, os espetáculos são programas para ir várias e várias vezes.

Rockefeller Center – o centro empresarial reúne lojas, restaurantes, edifícios e áreas de lazer. É nele que fica o Top of the Rock, observatório com uma vista espetacular de Manhattan, e onde, há uma pista de patinação muito movimentada durante o inverno. É um bom lugar para passear, fazer algumas compras e tirar fotos!
American Museum of Natural History – Mais um dos museus incríveis da cidade, o Museu de História Natural é o tão famoso onde foram gravadas cenas do filme Uma Noite no Museu. É nele que você encontrará esqueletos de dinossauros gigantes e uma coleção de pedras preciosas.

FAO Schwarz – é a mais famosa loja de brinquedos do mundo. Nela temos grandes e diversos brinquedos de todos os preços. O mais famoso na loja é o piano de chão gigante em que as pessoas podem criar diferentes músicas (pisando é claro). Ainda no primeiro piso da loja temos a “Fantástica Fábrica de Chocolate” onde as crianças pegam uma sacola e nela botam o máximo de doces possíveis e no primeiro piso também tem a Fábrica de criar Muppets.



E tantos momentos maravilhosos!











































