Vienna

                       Viena – capital da Áustria, as margens do Rio Danúbio, uma cidade linda e elegante, cheia de cultura e famosa por sua arte e música.

Foi com essa informação que coloquei Viena no nosso roteiro de viagem. Mas para nossa surpresa, Viena foi muito mais que isso. A cidade nos surpreendeu desde o primeiro momento, pela beleza, sofisticação, arquitetura, história e herança cultural.

Chegamos em Viena no dia 14 de Novembro de 2023, já era noite quando chegamos no nosso hotel – Hotel Post Wien – com ótimo custo benefício e excelente localização nos proporcionou ótimos dias nesta incrível cidade.

Como estávamos hospedados a menos de 1km da Stephanplatz, foi por ela que começamos nossa visita a Viena.

Stephansplatz e as atrações ao redor

É nesta praça que está localizada a Catedral de Santo Estêvão, uma das catedrais góticas mais antigas e importantes da Europa. Possui telhados de azulejos coloridos e em seu interior foram realizados funerais da realeza, como o de Franz Joseph I e casamentos de celebridades austríacas, como Mozart. A igreja é belíssima por fora e iluminada pelas luzes de Natal é de tirar o fôlego e por dentro a arquitetura é deslumbrante.

A feira de Natal já estava montada e isso fez com que as noites passadas ali tivessem ainda mais brilho e emoção.

Após visitar a catedral, siga pela rua Graben, à esquerda da igreja. É uma rua de pedestres que apresenta vários monumentos famosos, como o Leopoldsbrunnen e a Wiener Pestsäule (em português, Coluna da Peste). Esta última, é uma belíssima estátua comemorando o fim da grande praga que infectou cerca de 76 mil pessoas na cidade. A estátua foi erguida a mando do rei Leopoldo e conta com suas imagens centrais douradas, que brilham quando o sol bate. Muito bonita.

Ao final da Graben, siga a esquerda e pegue a rua Kohlmarkt, a chamada Quinta Avenida de Viena. Ali você encontrará as mais famosas e caras lojas do mundo. Ao final dela fica a entrada do maravilhoso palácio de inverno dos Habsburgo (a família real austríaca é uma das mais influentes do seu tempo).

O Palácio de Hofburg

Palácio de Hofburg

Não há palavras suficientes para descrever o Hofburg. Ele é lindíssimo e imenso. Ele é tão grande que é possível caminhar por dentro de seus jardins e praças e nem perceber que ainda está dentro de seu terreno.

O palácio possui mais de 1400 cômodos. Era de lá que os imperadores austríacos governavam o país e ainda é onde hoje o presidente da Áustria mora e trabalha. Foi dali também que Hitler anunciou a anexação da Áustria à Alemanha durante o nazismo.

O Hofburg é, portanto, uma das paradas obrigatórias ao visitar Viena. E estou falando não só do seu exterior, mas como do interior também. Sim, mesmo com o presidente atual morando lá, é possível conhecer os aposentos reais onde um dia moraram os imperadores.

Reserve umas 2 horas para se embrenhar pelo Museu Sisi, dedicado à imperatriz mais famosa da Áustria. Bem impactante e que mostra uma parte sombria do mundo imperial. E logo após conhecer os aposentos de Sisi, emende nos apartamentos imperiais, com quartos de Franz Joseph I, seu marido.

MariaMaria-Theresen-Platz

Praça Maria Teresa (Maria-Theresia-Platz) é uma grande praça pública que se localiza entre a Ringstrasse e o Museumsquartier. Lá se encontram os museus Museu de História da Arte (Kunsthistorisches) e o Museu de História Natural (Naturhistorisches).

Maria Teresa foi a única governante feminina do Império Habsburgo e uma das figuras mais reverenciadas da realeza da Áustria.

A estátua central da praça retrata a imperatriz segurando a Sanção Pragmática de 1713, que tornou possível que uma mulher ocupasse o trono.

O reinado de Maria Teresa foi uma época de tranquilidade, riqueza e boa administração (apesar das guerras). Foi ela quem presidiu a transformação de Viena em capital musical da Europa.

Também são legados do reinado de Maria Teresa: o palácio Schonbrunn, o Theresianum, a Michaelerkirche, o Prater entre outros.