Último dia em São Petersburgo – Dia 4

Infelizmente chegou o dia de ir embora de São Petersburgo.

Nossa, como gostei dessa cidade… tudo lindo, imenso, limpo, grandioso, uma das cidades mais bonitas que já vi.

E quanta história, quanta coisa já aconteceu em São Petersburgo…

... em 1914, o nome da cidade foi mudado para Petrogrado, essa alteração de nome foi consequência do início da Primeira Guerra Mundial, quando Alemanha e Rússia eram inimigas. O objetivo era retirar as influências germânicas “sankt” e “burg” do nome da cidade no original russo (Sankt-Peterburg). Em 1924, nova alteração, em decorrência da morte de Vladimir Lenin, o nome mudou para Leningrado . Em 1991, após o colapso da União Soviética, a cidade volta ter seu nome original. É frequentemente chamada apenas de Petersburgo e informalmente conhecida como Peter.

São Petersburgo foi fundada pelo czar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703. Entre 1713-1728 e 1732-1918, São Petersburgo foi a capital do Império Russo.

São Petersburgo, frequentemente descrita como a metrópole mais ocidentalizada da Rússia, bem como a capital cultural do país. É a cidade mais setentrional do mundo com população acima de 1 milhão de habitantes. Seu centro histórico e monumentos constituem um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A trajetória da cidade de São Petersburgo no século XX pode ser iniciada com um evento de 1905 conhecido como Domingo Sangrento. Esse evento aconteceu no dia 9 de janeiro de 1905, quando as tropas do czar Nicolau II abriram fogo contra uma multidão que protestava pacificamente em frente a um palácio do imperador conhecido como Palácio de Inverno.

O evento mais marcante da história da cidade ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Com a invasão da União Soviética pela Alemanha Nazista, a cidade (agora renomeada como Leningrado) foi sitiada pelos exércitos alemães em um cerco que se estendeu por quase 900 dias. O cerco iniciou-se em 8 de setembro de 1941 e só foi rompido no dia 27 de janeiro de 1944.

Com os avanços contínuos das tropas alemães sobre o território soviético, o comando nazista optou por cercar a cidade de Leningrado e deixá-la morrer de fome. Isolados, os habitantes da cidade de Leningrado padeceram de fome, uma vez que Moscou só conseguia enviar provisões para a cidade quando o Lago Ladoga congelava.

É muito interessante passar uma cidade que já passou por tanta coisa e que hoje é tão linda e tão cheia de vida e beleza.

E…como daqui partimos para Moscou, as vésperas da abertura da Copa do Mundo, nada melhor do que nos despedirmos de São Petersburgo, de um jeitinho bem Brasileiro…

IMG_8562

IMG_8560

IMG_8544.jpg

E foi visitando uma ultima vez os principais pontos turísticos de São Petersburgo, que deixamos esta cidade maravilhosa.

IMG_8572

IMG_7904

Obrigada São Petersburgo!

Um dia eu volto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s