Os principais pontos turísticos de Moscou – Russia

Praça vermelha – O verdadeiro coração de Moscou, o centro do universo chamado Rússia, e que está rodeada por construções que nos contam a história da Rússia de ontem e nos mostram a grandeza da Rússia de hoje e de amanha. Ali se encontram o austero Kremlin, que é a sede do governo, a Catedral de São Basílio, uma das mais belas construções russas, o Museu Histórico do Estado, o GUM,  maior shopping de Moscou, o mausoléu de Vladimir Lênin, onde repousa o corpo  do líder da  Revolução de Outubro e tantos outros pontos emblemáticos desta incrível cidade.

Catedral de São Basílio – Em minha opinião, a mais bela construção Russa. Uma catedral ortodoxa, com suas torres coloridas e de formas espiraladas, que foi construída entre 1555 e 1561 a mando de  Ivã IV, o Terrível, e desenhada por Postnik Yakovlev. A ideia era que o conjunto de torres menores, circundando uma maior, lembrasse um conjunto de chamas de uma fogueira subindo ao céu. Reza a lenda que Ivã amava tanto a Catedral, que teria mandado cegar o arquiteto, para que ele nunca mais desenhasse nada tão belo. 

GUM – É a principal loja de departamento em muitas cidades da antiga União Soviética. A unidade mais famosa fica na região de Kitai-gorod em Moscou, de frente para a Praça Vermelha. As vitrines que ficam do lado de fora do belo prédio denunciam: o shoppping GUM é um dos templos de consumo mais famosos de Moscou. A bela construção, que fica em uma porção da Praça Vermelha, bem de frente para os muros do Kremlin, é difícil de ser ignorada, mesmo que a intenção não seja comprar algum dos itens de luxo vendidos por lá. Antes de entrar no shopping, preste atenção a cada detalhe da deslumbrante fachada e, ao passar por uma das portas de acesso, não deixe de admirar o belíssimo teto de vidro desenhado pelo engenheiro V. Shukhov.

Teatro Bolshoi – O Teatro Bolshoi é um dos mais belos edifícios de Moscou e a companhia de Balé mais famosa do mundo. O prédio tem um estilo único do classicismo russo e é um importante ponto turístico de Moscou e de toda a Rússia. Uma das salas mais famosa do teatro é a impressionante sala vermelha  e dourada , toda de veludo e um lustre maravilhoso bem ao centro, que enfeitam os mais de 2.500 lugares da plateia e o camarote real no centro, de onde os czares assistiam às óperas e ballets.

Kremlim – uma cidade fortificada cujas edificações mais antigas datam do século XIV. Catedrais, igrejas, palácios, prédios administrativos e praças dentro do perímetro da muralha pentagonal e às margens do Rio Moscou compõem o coração da tradição russa. O Kremlin também é a residência oficial do presidente da Federação Russa, Vladimir Putin.

Kremlin Izmaylovo – O Kremlin de Izmailovo não é tão conhecido como o Kremlin que fica ao lado da praça vermelha, mas é um dos lugares que deveriam figurar o roteiro de qualquer pessoa que visite Moscou. Lá você encontra uma feira onde é  possível comprar uma infinidade de coisas, como antiguidades, artesanatos, obras de arte, livros, porcelanas, roupas usadas, peles, animais empalhados, objetos da URSS e da II Guerra Mundial e as famosas matrioskas e Ovos Faberg. Enfim se você procura algo pra levar de recordação da Rússia é no Mercado de Izmailovo que irá encontrar.

Biblioteca do Estado Russo é a biblioteca nacional da Rússia e está situada em Moscou. É a terceira maior biblioteca do mundo por número de livros, com mais de 17 milhões de volumes, e é a maior do país. A biblioteca remonta suas origens até julho de 1862, quando se inaugurou como a primeira biblioteca pública de Moscou, dentro do Museu Rumyántsev. A partir de 1925 chamou-se Biblioteca Lenin da URSS, conservando tal nome até a queda do regime soviético em 1991, quando se rebatizou com sua denominação atual. 

Catedral de Cristo Salvador é um templo da Igreja Ortodoxa Russa. Seu destaque são as suas cinco cúpulas douradas. Esta catedral disputa com a Catedral de São Basílio o título de “principal da cidade de Moscou”, pois as principais solenidades da Igreja Ortodoxa Russa, são ali celebradas.

Nikolskaya street – Uma das mais conhecidas ruas de Moscou, muito agradável de passear por ela. Fica atrás do Shopping GUM e tem outras lojas e cafés ao longo da via, como a patisserie francesa Ladurée. É uma graça principalmente quando começa a escurecer e as suas milhares pequenas luzes coloridas são acessas.

Banker 42 –  um abrigo antiaéreo russo do período da Guerra Fria, que por 30 anos foi totalmente secreto. O Banker 42 , foi construído durante a Guerra Fria em 1956, a pedido de Stalin. Ele fica embaixo de um prédio amarelo claro, idêntico a tantos outros em Moscou. Na década de 60, os russos simulavam a movimentação de um prédio residencial comum, para não levantar suspeitas sobre as operações de guerra. A visita ao Banker começa descendo uns 20 andares de escada, ele fica abaixo do nível do metrô, a 65 metros da superfície. Os corredores são protegidos por 1 metro de concreto para cada lado, cobertos de chapa de aço.Hoje existem dois Bunkers em Moscou, um fica embaixo do Kremlin e o segundo é este,  que é o único bunker aberto a visitação em toda a Rússia.

Estações de Metrô de Moscou – As estações de metrô de Moscou são um capítulo à parte. Famosas no mundo todo, boa parte delas foi construída na década de 30 durante o período em que Stalin esteve no poder, e foram feitas para impressionar. A intenção de tamanha opulência nas estações era mostrar à população como o sistema comunista era próspero e bem sucedido. Eram chamadas de “palácios do povo”. Todas as estações são bonitas, com decoração diferenciada, painéis históricos e lustres belíssimos. O tour por elas é um passeio obrigatório na cidade, até porque, o metrô é um ótimo meio de se deslocar por Moscou.

Museu Histórico do Estadoé um museu de história que fica entre a Praça Vermelha e a Praça Manege.  Suas exposições mostram desde relíquias pré-históricas das tribos que habitaram o território russo até obras de arte inestimáveis adquiridas por membros da dinastia Romanov. O número total da coleção de objetos do museu é na casa dos milhões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s