Dinamarca e seus Castelos – Dia 3

IMG_2406

Nosso 3 terceiro dia em Copenhagen!

Hoje, na nossa programação, vamos conhecer duas cidades próximas a Copenhagen mas que não podem ficar de fora do roteiro de um bom turista, por se tratarem de duas cidades famosas por seus belissimos Castelos, sendo elas: Helsingor e Hillerod.

Saímos cedo de Copenhagen, como havíamos comprado o Copenhagen Pass, os bilhetes do trem ja estavam inclusos, fomos a estação Central e de la seguimos a nossa primeira parada, Helsingor.

Helsingor fica a 40 minutos de Copenhagen, uma viagem agradável em um trem confortável e com uma bonita paisagem. Chegamos em Helsingor com um dia lindo de sol e calor e da estação de trem a pé, em uma caminhada de 20  minutos, chegamos ao Castelo de Kronborg.

Kronborg Castle é o  castelo mais famoso da Dinamarca que ficou imortalizado na peça Hamlet de Shakespeare, por ser o Castelo onde se passa toda a história.

A3B0F04F-D27A-4A4E-B305-C41158C09CE7

8BA89F8E-175B-4F79-8523-FCAF27B6649C

O castelo existe desde o século 15 e hoje é um dos maiores castelos da Europa do Norte e a atração mais visitada de Copenhague justamente por causa de Hamlet.  Mas na verdade este Castelo foi construído para ser uma fortaleza militar e servir de proteção e cobrar pedágio de todos os barcos e navios que entravam e saiam do mar Báltico. tempos depois, já no século XVI, Frederik II mandou construir um imponente castelo em estilo renascentista dentro da fortaleza. Dessa forma, o próprio rei poderia observar o controle dos navios que passavam pela região.

B9BD7432-42F1-420B-86D1-7A9FBDDA4DD4

Entrando no castelo, você logo se encanta com a grandeza do lugar e uma praça enorme logo se mostra como sendo o centro de todo o castelo. Existem muitas salas para visitação e também subterrâneos que podem ser visitados. Em um deles, o que mais nos chamou a atenção por ser bem escuro, úmido e com o teto bem baixo (parece que neste subterrâneo ficavam os escravos e prisioneiros do castelo), nos deparamos com uma estatua de um gigante sentado em um trono, que diz a lenda ser o gigante Holger, o dinamarquês que proteje a Dinamarca e dorme o tempo inteiro, mas no dia que a Dinamarca correr perigo ele vai despertar e proteger o país. Tomara!!

80861A3C-CCBA-4E02-B8B0-DEA66E6AAF51

Todo o Castelo é muito bonito e ficou ainda mais com as diversas apresentações de artistas encenando Hamlet, com certeza dando mais encantamento ao Kromborg Castle.

0DFCEED6-537F-4219-9F98-F542377F94C1

Saindo de lá, voltamos a estação de trem e seguimos para Hillerod, o trajeto é bem curto, cerca de 20 minutos separam as duas cidades.

O primeiro impacto que tivemos chegando lá foi a beleza e encantamento da cidade, uma linda vila, coberta de flores, com muitas lojas  e restaurantes, alem de uma excepcional beleza Dinamarquesa.

69510C91-A38C-4492-B8DD-8BD6732E0DA9

O percurso até o Castelo também é pequeno, cerca de 1,5km, mas a surpresa ao avista-lo ao longe é enorme,  o Castelo Frederiksborg  que foi construído no final do século XVI e início do século XVII, e é o maior castelo Renascentista de toda a Escandinávia  abrigando inúmeras coleções de obras de arte; objetos pessoais dos membros da família real, móveis, objetos de decoração e tapeçaria, além do Museu de História Nacional e uma igreja lindíssima.

B2F83560-A59A-48C3-AE45-11165202115A

DB5AAFFF-9CD3-4D75-B363-EA97C020D977

O Castelo é maravilhoso, impressiona por seu tamanho e riqueza de detalhes, uma arquitetura esplendorosa e tudo muito, muito bonito.

66D9BA61-A34B-4B52-A6DE-468472E77211

IMG_3264

Já no final do dia, ou melhor, no começo da noite, (este de mês de maio, segundo os moradores de Copenhagen, esta sendo o mais quente e sem chuva de toda a historia), por isso ficando na rua até as 23:00hs com sol, da para fazer muita coisa, e foi o que fizemos, voltamos para Copenhagen ainda fomos ao Tivoli, que ainda não tínhamos conhecido.

IMG_3422

Confesso que não estava dando muita bola pra ele, como nosso hotel ficava bem próximo, ja havíamos passado diversas vezes por ele mas ainda não tínhamos entrado, ledo engano…o parque é maravilhoso, valeu muito a pena, terminamos a noite em grande estilo.

IMG_2408

Os Jardins de Tivoli, Parque Tívoli ou simplesmente Tivoli é um parque de diversões situado no centro de Copenhagen. Foi inaugurado em 1843 e é o segundo parque de diversões mais antigo em funcionamento no mundo.

IMG_3370

A história conta que o criador do parque foi Georg Carstensen, que obteve, do rei Cristiano VIII da Dinamarca, uma concessão para construir o parque sob a justificativa de que “quando as pessoas estão se divertindo, elas não estão pensando em política”. O rei cedeu um terreno de 61 000 metros quadrados junto à Porta Oeste da cidade, em troca de um rendimento anual. O parque foi inaugurado em 15 de agosto de 1843 com o nome de “Tivoli & Vauxhall”. “Tivoli” em homenagem ao jardim de Tivoli, em Paris, e “Vauxhall” em homenagem aos jardins de Vauxhall, em Londres.

Desde o início, o parque contou com atrações como construções inspiradas num Oriente imaginário, carrosséis, trens, restaurantes, jardins, espetáculos de fogos de artifício etc.

IMG_3317

Hans Christian Lumbye foi o diretor musical do parque de 1843 a 1872. Ele escreveu muitas músicas inspiradas no parque, como “Saudação aos portadores de bilhetes do Tivoli”, “Prazeres de carnaval” e “Uma noite festiva no Tivoli”.

Em 1874, foi inaugurado o Teatro de Pantomima, em estilo chinês, no lugar de um pequeno teatro anterior. No teatro, o público fica ao ar livre, enquanto os atores de pantomima se apresentam no interior. A cortina do teatro tem o formato de uma cauda de pavão, que se abre mecanicamente.

IMG_3312

Realmente o parque é lindo, muito grande, com diversas atracões e muita gente se divertindo ao ar livre em mais um dia de sol e calor no Reino da Dinamarca.

IMG_3381

Valeu!!

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s