Noruega – Chegando no País dos Vikings – Dia 1

Trecho 2

Desembarcamos em Oslo – Noruega as 10:06hs do dia 31 de Maio 18.  Nossa chegada foi tranquila, a viagem de navio excepcional, tudo muito lindo e perfeito.

IMG_3762

IMG_3697

IMG_3851

Saindo do navio pegamos um táxi que nos levou ao hotel, Scandic Holberg.

IMG_3961

Um hotel pequeno, mas muito aconchegante, fomos muito bem recebidos e logo estávamos instalados em nossa nova acomodação, um quarto estilo viking, no ultimo andar no hotel (6 andar), um quarto com teto inclinado, de maneira e com janelas no teto. A principio estranhamos um pouco, mas depois foi uma delicia, dormíamos com a janela aberta, olhando pro céu azul que não escurecia nunca. É impressionante como os dias são longos no verão, estamos só no segundo trecho de nossa viagem pela Escandinávia e quase não vimos a noite.

img_4233-e1528144891813.jpg

IMG_3983

Depois de tudo acomodado, fomos dar nossa primeira andada pela cidade. Como nosso hotel ficava próximo ao Centro, foi fácil chegar até alguns dos principais pontos turísticos, mas com a ajuda do Sightseeing Bus, pudemos visitar alguns deles, sendo os principais:

Historisk Museum

IMG_3988

Karl Johans gate – é a principal e mais famosa rua de Oslo. Ela vai da estação ferroviária até o Palácio Real, sendo que parte dela é fechada ao trânsito de veículos. Esta rua é famosa pela quantidade de lojas e barracas de vendedores de rua , restaurantes, galerias de arte  e performances ao ar livre de músicos e atores. Mas o que mais chama a atenção na Karl Johans gate é a quantidade de pessoas andando de um lado para o outro, curtindo o ambiente agradável, de pessoas bonitas, educadas, além dos turistas de todas as partes  do mundo que você vê circulando por lá.

IMG_5102

Nationaltheatret é o Teatro Nacional da Noruega, uma das maiores e mais proeminentes casas de espetáculos da Noruega para apresentação das artes dramáticas. O teatro teve sua primeira apresentação em 1 de setembro de 1899, embora tenha suas origens no Christiania Theater, fundado em 1829. Pertencente à iniciativa privada, após a crise de 1929 passou a receber discreta contribuição oficial. 

IMG_4007

Royal Palace – O Palácio Real (Det kongelige slott, em norueguês é a residência oficial da família real norueguesa. Foi construído no século 19 como residência do rei norueguês e sueco Carlos III (Carl Johan, Carlos XIV João da Suécia). O Palácio fica no final da movimentada rua Karl Johans Gate. Este palácio cujo exterior representa simplicidade e pouca ostentação não deixa em momento algum de ser imponente e de deixar bem vincada a sua presença através da sua grandiosidade. Em frente ao mesmo destaca-se a estátua de Carlos III João, o rei que o mandou construir em 1818, assim como alguns guardas noruegueses que fazem a tradicional guarda ao Palácio.

A dinastia Bernadotte renunciou o seu trono da Noruega em 1905 e foi sucedido pelo príncipe dinamarquês Carl, que tomou o nome de Haakon VII, quando aceitou a sua eleição como rei da Noruega completamente independente. Ele foi o primeiro monarca a usar o palácio como sua residência permanente.

IMG_4044

 

IMG_4047

Vigeland Park –  uma das maiores áreas verdes da cidade de Oslo. Um parque enorme, muito bem preservado e lindo que além de ter uma paisagem natural belíssima, o que realmente impressiona são suas famosas esculturas em formato de pessoas.

IMG_4066

IMG_4069

IMG_4082

Ao todo, são 212 estátuas de pedra, bronze e ferro fundidos criadas por Gustav Vigeland (1869-1943), o escultor mais famoso na Noruega. São esculturas de homens, mulheres e crianças, todos nus, nas mais variadas posições.

img_4079.jpg

img_4083.jpg

img_4092.jpg

Outro monumento bastante impressionante é o Monolitten (Monólito), uma coluna com 14 metros de altura composta por 121 estátuas humanas, uma escalando a outra em direção ao céu. Sob supervisão do escultor Vigeland, a obra demorou 14 anos para ser esculpida por 3 talhadores.

IMG_4107

img_4119.jpg

A Livshjulet (“Wheel of Life”, Roda da Vida) é outra escultura bastante famosa, formada por um ciclo vicioso de pessoas entrelaçadas, com um diâmetro de 3 metros.

img_4132.jpg

Um outro ponto de parada do Sightseeing Bus, foi Bygdøy, uma península localizada na região oeste da cidade, com diversos museus, nosso maior interesse era conhecer o Museu do Navio Viking (principalmente meu, por ser fã da série Vikings), mas também aproveitamos para visitar o museu Kon-Tiki e dar uma olhadinha no Museu Fram.

Museu do Navio Viking – Vikingskipshuset é um  museu pequeno, mas encanta desde o primeiro momento. Nele, o visitante pode ver barcos da Era Viking, incluindo alguns modelos que funcionavam como uma espécie de “caixão” em cerimônias fúnebres na época, objetos utilizados pelos Vikings e até assistir um pequeno filme  sobre aquele povo que viveu a tanto tempo atras. Eu fiquei encantada com o que vi, adorei!!

img_4160.jpg

IMG_4178

IMG_4180

IMG_2833

Museu Kon-Tiki –  onde estão expostos os famosos barcos Kon-Tiki e Ra II. Conta a historia que em 1947, o explorador Thor Heyerdahl construiu um barco de papiro, o Kon-Tiki, e navegou com ele do Peru até a Polinésia. A ideia era provar a sua tese de que o povoamento da Polinésia não se deu por homens oriundos do sul da Ásia, como se acreditava até então, mas sim por povos vindos da América, no período pré-colombiano.

img_4146.jpg

IMG_4150

img_4155.jpg

Museu Fram que guarda em seu interior o imenso navio Fram. Esse navio foi utilizado pelos exploradores Fridtjof Nansen, Otto Sverdrup e Roald Amunsen, no início do século XX, em suas expedições para os pólos norte e sul.

img_4157-e1528145078856.jpg

Voltando do passeio aos museus, fomos em busca de um lugar para almoçar e como tínhamos a intenção de conhecer o mercado de Methallen fomos ate lá.

Mathallen – Um mercado central, muito bonito e sofisticado em Oslo. É um mercado  inspirado nas grandes praças de alimentação europeias. Quem  procura Delicatessens, com produtos diferenciados e boa comida, este é o lugar. É um bom lugar para ir quem aprecia boa comida, bebida e bons momentos.

IMG_4232

img_4219.jpg

IMG_4226

E assim, neste ambiente agradável e cheio de coisas gostosas, terminamos mais um dia em Oslo na Noruega.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s