Hoje foi dia de alugar bicicletas e pedalar pela cidade. É claro, que aproveitando esse excelente meio de transporte, podemos ir mais longe e de maneira mais rápida conhecer diversos outros pontos de Estocolmo.
Primeiro fomos a Djurgarden, no caminho passando pelo calçadão da orla de Strandvägen, e por Nybroviken, rumo a a Ilha dos Museus. No meio do caminho, está o cais de Nybrokajen, de onde sai a maioria dos barcos para roteiros pelo arquipélago.
Na Ilha dos Museus, fomos ao Museu do ABBA, que recomendo muito, principalmente para aqueles que gostam da banda. O museu é incrível, conta toda a historia dos 4 integrantes desde antes da formação do ABBA, a criação da banda, os primeiros e maiores sucesso, ou seja, conta a historia de um dos maiores conjuntos POP dos anos 80.
Fomos a Museu do Vasa – Vasamuseet – que é um museu histórico temático, que conta a historia do Navio Vasa.
O Vasa foi um navio de guerra sueco, do início do século XVII, afundado quando deixava o porto em sua primeira viagem, o que causou uma comoção nacional à época. Depois de 333 anos debaixo de água, foi recuperado e tornado acessível ao público neste museu. Atualmente é o museu mais visitado dos países escandinavos.
Construído por determinação do Rei Gustavo Adolfo II da Suécia, com o desafio de se constituir no mais potente navio de guerra de seu tempo, os seus três mastros principais elevavam-se a mais de 50 metros de altura, suportando uma dezena de velas. Estava equipado com 64 peças de artilharia de diversos calibres, magnificamente decorado com esculturas entalhadas em madeira. A sua tripulação era de 400 homens.
No dia 10 de Agosto de 1628, poucos minutos após ter soltado ferros para a sua viagem inaugural, completamente carregado, uma rajada de vento fez o navio inclinar para esquerda, deixando entrar água pelas portas de arma inferiores, causando o seu naufrágio ainda no porto, um acidente que envergonhou o país.
Fomos ao Nordic Museum – que é um museu dedicado à história do povo sueco e à sua cultura desde finais da Idade Média (1520) até à época contemporânea.
Museu Skansen que é um museu a céu aberto que inclui um jardim zoológico e conta também um pouco sobre a historia do povo Sueco. Foi fundado em 1891 por Artur Hazelius com o objectivo de mostrar o modo de vida na Suécia durante os últimos séculos.
E pra fechar o dia, fomos jantar em uma típica taberna Viking, em Gamla Stan.
O Aifur Krog & Bar, uma taberna que remonta aos tempos vikings, com direito a tudo, apresentação pelo nome, garçons a caráter, pratos típicos, decoração viking, música, talheres e copos rústicos e muita bebida! Lugar sensacional para entrar no clima nórdico.
Saindo de lá, ainda fomos a um evento que acontecia em Kungstradgarden, com musica ao vivo, food Trucks, gente bonita e muita animação.
Foi um dia ótimo. Em breve os videos serão publicados no youtube.