Hoje dia 06 de Junho de 2018 – é o Dia Nacional da Suécia, chamado de Nationaldagen. Essa data se tornou feriado no país a partir de 2005, quando o parlamento sueco estabeleceu esse dia como feriado nacional para incentivar os vikings a comemorar o dia de ser sueco.
E o povo Sueco aproveita esse dia muito bem, com sol e calor na cidade, as pessoas aproveitam para passear, curtir a cidade, velejar, aproveitar as praças e parques e comemorar o dia deles. Já nós, os turistas, aproveitamos para visitar atrações da cidade que nesse dia são gratuitas, que para nós foi o caso de visitarmos o Palácio Real de Estocolmo por dentro.
Chegamos lá por volta das 10:30hs, ja estava cheio, mas foi bem tranquilo de entrar e curtir mais um palácio por dentro.
O Palácio Real de Estocolmo (Stockholms slott, em sueco) é a residência oficial e o maior de todos os palácios reais do Monarca da Suécia. O Palácio de Estocolmo está localizado na ilha de Stadsholmen, em Gamla Stan (a cidade velha).
Os gabinetes particulares do monarca (actualmente Carlos XVI Gustavo) e de outros membros da família real, bem como os gabinetes administrativos da Corte Real da Suécia estão ali localizados. O palácio também é usado para fins representativos pelo Rei, no decurso dos seus deveres enquanto Chefe de Estado.
O palácio tem sete andares e 600 aposentos. Visitar os apartamentos Reais, a Sala do Gabinete, que é usada pelo rei para reunir-se com representantes do governo, o Salão de Estado, ver o trono de prata da rainha Cristina, que reinou durante 21 anos no século XVII até mudar de religião e abdicar do cargo, entrar na Galeria Bernadotte e observar retratos de antigos membros da família real, foi realmente muito interessante e uma verdadeira aula sobre este incrível país.

Foi uma visita interessante!
Saindo de lá, fomos a Prefeitura (Stadshuset) que é uma das construções mais famosas de Estocolmo.
A Stadshuset está localizada na ilha de Kugsholmen, mas o acesso até lá pode ser feito facilmente a pé.
Este é um dos pontos turísticos da cidade, vale a pena conhecer, a caminhada até lá é bem bonita e o lugar é realmente muito interessante.
É neste prédio, especificamente no Salão Azul, que acontece, todos os anos, a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel, com exceção do Prêmio Nobel da Paz, que é entregue em Oslo, capital da Noruega.
Aproveitamos ao máximo nosso último dia.
E no começo da noite embarcamos em um navio de cruzeiro com destino a Finlândia.
Conto mais no próximo post.
Não percam.
Até.